terça-feira, 9 de março de 2010

José Sousa Andrade, 67 anos

O senhor ainda se lembra do fabrico da cal?
- Lembro-me que ainda era pequenino, que o meu ainda andou trabalhando na pedreira. O meu pai era o homem que acartava barris de água, um barril era 50 litros. Era dois homens a brocar, com escorpo de aço e outro com uma maceta a bater, depois carregar de fogo, arrebentava, três ou quatro homens a acartar para ao pé do forno, dois homens a partir, um a cozinhar, às vezes era o patrão cá que... depois aquilo era puxada a pedra para o meio do salão, regar com água, com aguador ou mesmo com chuveiro, com água, depois era cirandada, arrumada num monte, depois é que vinham cá buscar para as obras.

O que faziam com a cal?
- Era vendido para obras, quem fazia casas, as casas daquele tempo eram tudo feitas com... chama-se vestir ou por o coisa da telha era tudo com cal e areia. Não havia força de cimento como há agora. E para vestir um tecto, chama-se o tecto da casa, era tudo com cal, cal e areia, pois claro...

Ainda se lembra de quantas pessoas trabalham no fabrico da cal?
- Podia ser 4 na pedreira, 2 a brocar e 2 coisa..., às vezes 3 ou 4 a acartar, conforme o patrão precisava, 2 a partir, 1 forneiro, que chama-se a cozinhar, 1 a cirandar e 1 a acartar água.

Recorda-se se fabricavam cal durante todo o ano?
- Isso então não posso jurar, mas pelo menos seis meses por ano era.

O que faziam para arranjar lenha?
- Já era separado. Cortavam rolos de lenha na serra, trambolhavam pelos corgos abaixo, rolos de carga de 100kg.-120kg., conforme, e para cozinhar a pedra, isso já era separado. Eles compravam a quem cortava a lenha.

Como vendiam a cal?
- Depois era transportado para quem precisava... era cal para o Funchal, era cal para a Boaventura, era cal para quem precisava... Nesse tempo era carregado às costas aqui para a Vila, o meu pai ainda chegou a levar cal a Boaventura às costas, e a mãe do José Ponte e o pai levaram para a Serra de Água, conforme, nesse tempo não havia carro... Havia carro mas não havia era dinheiro.

As sacas eram pesadas?
- Sim, uma saca era 7... nesse tempo era alqueires, podia ser uma coisa de 50kg.-60kg. cada saca de cal. Quer dizer... Se o senhor precisasse de 10kg. eles vendiam, compreendeu?

A pedra só servia para fazer cal?
- A pedra depois de cozida eles guardavam para derregar, derregavam num bidão com coisas... Esta coisa de pintores para pintar casas, nesse tempo havia era isso, não havia a tinta assim como há agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário