quarta-feira, 24 de março de 2010

Maria Paixão Vera Cruz de Freitas, 75 anos

Qual foi a sua profissão?
- Antigamente era bordadeira.

Quando começou a bordar?
- A minha mãe começou-me a indicar alguma coisa disto eu tinha apenas 10 anos. Depois eu não fui à escola porque o meu pai não me deixou ir, porque não era obrigatório. Eu tinha mais irmãos pequeninos. E depois dediquei-me ao ponto do bordado e hoje a minha reforma é do bordado.

A senhora fazia muitos trabalhos?
- Fazia. Ia bordando às nadinhas, também como hoje eu bordo às nadinhas. Faço um lacinho aqui e ali, mas bordei muito anos.

A senhora trabalhava por conta própria?
- Não, era para a casa de bordados. Tinha um trabalho, a gente fazia e depois eles levavam e davam qualquer coisa. Nesse tempo o trabalho era muito mal pago. Depois casei-me com 22 anos, continuei sempre a bordar e o restante que eu não bordava era agricultora. Dedicava-me à agricultura. Portanto, que a minha vida foi assim. Sempre muito trabalho.

O que é essa pedra?

- É um moinho de pedra. Isto moía o milho à mão... milho e também se moía trigo. Para quem quisesse fazer uma papa chamada frangolho. (Ainda vai ser para eles rir.) Para comer, era farelo e tudo. Era frangolho.

Como é que o moinho funcionava?
- E então colocava-se um pau naquele buraco e lá em cima tinha um encaixezinho de pau, encaixava lá em cima, e então não era um só, e então para rodar esta pedra dentro daquela e a farinha caía ali. Era moído à mão. Ah! Em velocidade à mão, sem água, sem nada, era à força de braços.

Para que servia o moinho?
- Eles levavam milho para bisalhinhos, levavam mesmo para fazer sopa ou coisa... Era num moinho de pedra. O moinho de pedra é isto. Os moinhos que havia antigamente era isto. Podia estar um ano inteiro sem, porque se servisse uma vez ou duas vezes, mas estava com o cabo.

Sabe se o moinho é muito antigo?
- Isso então eu não sei, que isto já foi do casal do meu sogro.

Como faziam os moinhos?
- Eram pedras que tiravam, mas quer dizer, mas faziam, sim, faziam a forma do moinho, porque eles não iam... Ah, bem... Agora não sei se por aí abaixo podia ir alguma, mas nas ribeiras eles não viam assim uma pedra colocada com coisa. Era feita à forma da pedra de cima encaixar para andar de roda para moer o milho.

Sem comentários:

Enviar um comentário