terça-feira, 27 de abril de 2010

Artur José de Andrade, 74 anos

Quando foi que começou a trabalhar os vimes?

- Eu comecei a trabalhar mais novo, agora... Eu trabalhei com 28, mais ou menos 28 anos... E se for coisa ainda faço, eu já não posso, mas eu faço.

Quais eram as obras que fazia?
- Fazia cestos de rocha, não aguentava, faziam cinco cargas daquilo. Era só cestos.

Como é que fazia para arranjar os vimes?
- Era apanhar, deitar numa goma, secava, depois para ir afogar para a água, para o poço. Aquilo era lá em tempos onde se tinha o arrebentão.

O senhor fazia muitos cestos?
- Não era 28 anos, era 26, 26 anos... Quer dizer, o mais que eu trabalhei foi isto. Fazia 8, 9 cestos por dia. Depois comecei em pedreiro.

Tinha alguém a ajudá-lo a fazer os cestos?
- Trabalhava outro, mas cada um trabalhava por conta do patrão, do Sr. Carlos Delgado, acolá da padaria, ele morava ao pé da padaria, ao lado de cima, naquela casa velha. Ele não morava, o pai dele, o pai dele é que morava lá. Fazia cestos e vendia, pois. Esteve-se tantos anos a mandar carros de cestos para a cidade. Vendia para firmas, para rocha. Estes cestos era para acartar rocha.

O senhor fazia cestos mais pequenos?
- Esses era só para casa. Tenho ali em baixo um disso. Servia para levar comer e ajuntar comer na fazenda e... Este, o dono deste já morreu, é o Sr. Joãozinho da Corrida, que era para ele. Este assim é para o lagar e de mão, cestos de mão mais ou menos como isto.

E cestos muito pequeninos?
- Ah! isso era mais uma parrilha. Para embelezar ou qualquer coisa.

Dedicou a sua vida à obra de vimes?
- Foi quase sempre em vimes, até meados de 40 anos, mas a seguir embarquei e depois vim e continuei a fazer isto outra vez. Havia eu e o Pereira acolá em cima, o Sr. Manuel Pereira e um da Lombada.

Dava algum tratamento especial aos vimes?
- O vime era cascado, a seguir ir secando, secar, guardar, e depois para a água outra vez para ficar mole para trabalhar outra vez. Qualquer uma obra disto tinha que ir à água.

Sem comentários:

Enviar um comentário